sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Lobotomização




Lobotomizado é a pessoa que passou por uma Lobotomia. Lobotomia é um tipo de cirurgia realizada diretamente no cérebro, em que são cortadas as ligações nervosas entre um ou mais lobos e o tálamo.

O tálamo é a massa cinzenta do cérebro localizada em sua parte mais profunda. Os lobos são as partes arredondadas e salientes na parte externa do cérebro.

A lobotomia era utilizada antigamente como uma forma de tratamento de doenças mentais graves, especialmente a esquizofrenia. Os lobos seccionados eram na parte frontal do cérebro, e por isso a expressão cientificamente mais correta é leucotomia (específica para os lobos frontais).

Hoje é muito pouco usada por causa dos graves efeitos colaterais, que são irreversíveis. Também nao é mais feita da mesma forma, sendo aplicada em áreas muito mais delimitadas e pequenas, e apenas em casos extremamente graves, sem qalquer outra alternativa, como em casos de dor crônica intratável.

A palavra pode ser usada no sentido pejorativo, para designar uma pessoa doente mental, ou ainda para insultar alguém comparando-o a um doente mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário