sexta-feira, 29 de abril de 2011

Correios Passam por mudanças!

Luciana_Pontes_IMG_4483
Luciana Pontes, subsecretária de Serviços Postais e Governança do MiniCom
Brasília, 29/04/2011 – A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) vai ampliar e modernizar sua atuação. A Medida Provisória nº 532, publicada nesta sexta-feira (29), dá permissão aos Correios para atuar em outros países, adquirir participação societária em empresas e constituir subsidiárias. Os Correios também terão uma atuação mais forte nas áreas de logística integrada, serviços financeiros e serviços postais eletrônicos.

A subsecretária de Serviços Postais e Governança do MiniCom, Luciana Pontes, explica que a proposta elaborada pelo ministério e aprovada pela presidenta Dilma Rousseff moderniza a ECT ao alterar a lei de criação da empresa, editada em 1969. “As mudanças fazem a delimitação mais clara do objeto social da ECT, com a incorporação de algumas atividades que hoje a empresa já faz parcialmente, e melhora a governança corporativa, introduzindo modernas práticas de gestão.

Uma das mudanças estabelecidas pela MP é na área de logística integrada. Os Correios poderão, por exemplo, cuidar de todo o processo que envolve a venda de um produto. A empresa poderá realizar o fluxo logístico que se inicia na captação dos pedidos, preparação das remessas, transporte e vai até a entrega domiciliar.

Outra alteração é que a ECT poderá se tornar acionista de outras empresas. Luciana Pontes ressalta, no entanto, que a permissão para participar de outras sociedades será acompanhada caso a caso pelo Conselho de Administração e pelo Ministério das Comunicações.

Em relação à atuação no exterior, os Correios deverão instalar escritórios de representação em outros países para acompanhar melhor o trâmite de correspondências e encomendas. Um plano deverá ser elaborado para saber onde é mais conveniente ou necessário abrir os escritórios, principalmente nos países em que os correios não estão estruturados.

A empresa também deverá contar com novos serviços postais eletrônicos. Eles abrangem atividades como a certificação digital, a mensageria eletrônica e o e-mail registrado. Outro serviço é o e-shopping, de suporte ao comércio eletrônico. A idéia é a página dos Correios na internet hospedar as lojas, o que potencializa a logística integrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário