quinta-feira, 5 de maio de 2011

O maior jardim do mundo ,vc conheçe?

O maior jardim do mundo fica na Holanda e abre apenas dois meses por ano durante a primavera europeia: entre março e maio. Aproximadamente 800 mil visitantes podem apreciar lagos ornamentais, alamedas entre árvores seculares e os canteiros de flores do Parque Keukenhof.

Quem conhece o jardim diz que todo dia há flores diferentes abertas. São 7 milhões de flores de bulbos, mais da metade tulipas, plantadas a partir de agosto por apenas 30 jardineiros.
As tulipas são as flores-símbolo da Holanda mas não são nativas do país da Europa. Elas vieram da Turquia e só chegaram aos países baixos pelas mãos dos botânicos holandeses em 1560. O nome vem do turco turband, que quer dizer turbante, por causa da forma da flor.
Projetos no computador
O responsável pelos desenhos dos quase 5 mil canteiros de Keukenhof é o holandês Jasper van der zon. Durante um ano, ele planeja no computador a renovação das formas e das cores.
E a partir dos projetos, encomenda as flores dos melhores produtores da Holanda, com mil variedades de tulipas diferentes. Em 2011, foram 200 cores novas.
Próximo ao conjunto de sinos que tocam a cada 15 minutos, outra atração do parque. O charme de um moinho de 180 anos. Dali sai o barco para um passeio de uma hora. A mesma embarcação há 40 anos transportava vacas, hortaliças e flores.
Atualmente, o barco tem motor elétrico e silencioso, que preserva os canais e não assusta patos, marrecos e o Piuí, que parece muito com o nosso quero-quero.
O barco desliza entre as lavouras amarelas de narcisos e passa por homens colhendo tulipas que no dia seguinte amanhã estarão em toda Europa ou em dois dias até no Brasil.
Willem Alexander tem uma exposição permanente de flores e a maior coleção de tulipas do mundo em 600 variedades diferentes. Um tapete de flores tem, preferencialmente, tulipas raras, crespas, como a Parrot, com 20 centímetros de diâmetro.
Há bordas que parecem cristais de gelo, tulipas que lembram plantas carnívoras e outras com pontas exibidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário