quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Geodiversidade








 A geodiversidade (ou diversidade geológica) é a variedade (a diversidade) de elementos e de processos geológicos, sob qualquer forma, a qualquer escala e a qualquer nível de integração, existente no nosso Planeta (do grego gê, Terra + latim diversitate, diversidade).
O conceito de geodiversidade é um conceito integrador fundamental que engloba todos os materiais e fenómenos geológicos que dão corpo ao Planeta e o modificam (a sua estrutura e a sua superfície) e que, em conjugação com a biodiversidade, define a essência material da Terra e o modo como ela se transforma e evolui.
Este conceito pode ser usado em abstracto, por exemplo, para designar a geodiversidade do Planeta, ou ser aplicado, concretamente, a qualquer área geográfia, desde uma região local a um continente. Assim, a geodiversidade de uma dada região é função da variadade de aspectos geológicos (paleontológicos, geomorfológicos, petrológicos, tectónicos, hidrogeológicos, mineralógicos, paisagísticos, etc., etc.) dessa mesma região: quanto maior a variedade de aspectos geológicos de uma região, mais elevada a sua geodiversidade.
Por exemplo, uma região onde ocorrem diversas estruturas e aspectos geológicos distintos, sobretudo se abarcarem idades geológicas muito variadas, terá uma geodiversidade elevada. Pelo contrário, um deserto de areia, cobrindo uma área vasta, onde ocorre menor número de rochas e de aspectos geomorfológicos distintos, terá uma geodiversidade baixa.
Contudo, é necessário não perder de vista que, mesmo áreas ditas com "baixa geodiversidade" são fundamentais, pois em conjunto com as restantes áres do Planeta, constituem a geodiversidade global. Descurar e não proteger àreas de "baixa geodiversidade" representa uma perda irreparável para a geodiversidade global, pois, na maior parte dos casos, são áreas com ambientes e aspectos geológicos muito particulares. Quem gostaria de viver num Planeta, por exemplo, sem as magníficas, ainda que pouco diversificadas, paisagens do Deserto do Sáara?!

Conceitos relacionados

Geoconservação: Todas e quaisquer acções empreendidas no sentido de preservar e de defender a geodiversidade.
Património geológico: O conjunto dos aspectos e de exemplos concretos de geodiversidade, aos mais diversos níveis, que, por esta ou por aquela razão, se entendeu salvaguardar por meio de medidas especiais protecção, tal como consignadas na lei de cada país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário