segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Luta Livre






Luta livre esportiva é um sistema de wrestling criado em meados do século 20 no Rio de Janeiro por Euclydes Hatem (Tatu), que lutou (e venceu) George Gracie nos anos 40. A "luta de chão" sempre foi sua prioridade por causa dos submissions e sua importância nos combates de vale-tudo.
Na década de 1970 a luta livre foi fortemente influenciada por Fausto e Brunocilla Carlos, pai e filho que foram alunos Tatu e responsáveis pela transmissão da luta livre e formação de vários mestres de luta livre. Também Roberto Leitão, professor da Universidade de Engenharia, que dedicou muitos anos ao wrestling e ao judô. Sendo de menor estatura física do que a maioria dos atletas do clube de remo, Leitão primava pela técnica, assim como Royce Gracie fez no UFC 1 com o jiu-jitsu brasileiro. A luta livre evoluiu e foi levada para a Alemanha em 1995 pelo dinamarquês Daniel D'Dane, onde ele ensinou luta livre para várias pessoas em Colônia na Alemanha, onde tornou-se um mentor para Andreas Schmidt.

Estilos

Luta livre é um sistema de arte marcial completo, que foi desenvolvido no Rio de Janeiro. É antes de tudo um estilo de submission grappling onde os competidores usam chaves nas articulações e estrangulamentos para submeter o adversário. O componente stand up da luta livre, que inclui socos e chutes, assim como cotoveladas e joelhadas, foi desenvolvido para completar a arte.
  • Luta livre esportiva é a versão de competição. É mais fácil descrever como "No-Gi submission grappling". Nas competições de luta livre esportiva, só são permitidas técnicas de grappling para subjugar o adversário. Para este tipo de competição, é importante elaborar estratégias e executar tranqüilamente os movimentos.
  • Luta livre vale-tudo é uma versão da luta livre muito semelhante a um combate livre. Além da componente do grappling de luta livre, os profissionais também podem executar socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. Estes componentes são utilizados para fazer a transição para o chão (quedas), como no MMA. Luta livre vale-tudo é provavelmente uma das mais semelhantes artes marciais em comparação com a atual MMA.
  • Luta livre T36 inclui 36 habilidades de luta livre para finalizar uma situação de combate real, por estrangulamentos e chaves nas articulações do adversário. É um programa especial com uma gameplan estruturado para o grappling, MMA e qualquer tipo de situação de combate real, como a defesa pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário