terça-feira, 2 de agosto de 2011

Poggio Bracciolini

 

Poggio di Duccio, mais conhecido como Poggio Bracciolini (Terranuova Bracciolini, 11 de fevereiro de 1380 – Florença, 30 de outubro de 1459) foi um dos mais importantes humanistas do Renascimento italiano.
Reconhecendo sua aptidão para os estudos, seu pai o levou para Florença para ser educado, tornando-se aluno de João de Ravenna em latim e de Manuel Chrysoloras em grego. Logo distinguiu-se pelo rápido progresso nas letras, ao mesmo tempo em que se tornava um hábil copista de manuscritos, com uma caligrafia clara e elegante. Com vinte e um anos foi recebido na guilda dos notários e em 1402 ou 1403 ingressou na Cúria Romana como secretário do cardeal Maramori.
Esteve na Inglaterra e voltou a Roma em 1423. Em c. 1435 casou-se com Selvaggia dei Buondelmonti, de família nobre. Em 1452 aposentou-se na Cúria e mudou-se para Florença, onde foi indicado chanceler e historiógrafo da República. Construiu uma villa em Valdarno que adornou com uma coleção de estatuária clássica. Foi um dos grandes promotores dos estudos clássicos e em viagens pela Suíça, França e Alemanha descobriu vários manuscritos com obras antigas dadas como perdidas, incluindo o tratado De architectura, de Vitrúvio, e obras de Quintiliano, Asconius Pedanius, Lucrécio, Eutiques, Silius Italicus, Ammianus Marcellinus, Cícero, Valerius Flaccus, Columella e Statius, entre outros, que copiou e distribuiu entre os eruditos. Também escreveu obras próprias sobre história, arte clássica, coleções de lendas, epístolas e tratados de retórica e moral, além de ter sido um tradutor de Xenofonte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário